quinta-feira, 8 de março de 2012

Yves Saint Laurent sob cuidados de mãos talentosas

       Terminou ontem em Paris a semana de moda da temporada de Outono-Inverno 2012-2013. Como de costume, grandes nomes de marcas européias desfilaram e trouxeram as suas apostas para a próxima coleção, momento que é esperado por todos que trabalham ou acompanham a moda ao redor do mundo. Porém, nesta edição os olhares se voltaram de uma forma especial para uma das grifes, a Yves Saint Laurent que se apresentou na última segunda-feira 05/03. A tradicional marca de alta-costura francesa YSL tinha um motivo maior para se destacar com seu desfile, pois essa seria a última coleção assinada pelo italiano Stefano Pilati, que se despede de seu cargo de diretor criativo da marca.
    A inspiração para a última temporada de Pilati buscou algumas referências tradicionais da marca que já faz história desde 1961. As peças foram trabalhadas em cortes bem estruturados de alfaiataria (carro chefe da marca que é conhecida por ter lançado o smoking feminino), e destacaram-se as calças curtas, também de alfaiataria, que marcaram presença em algumas outras apresentações dessa semana de moda em Paris, garantindo seu lugar na estação. Alguns detalhes ficaram por conta do couro, que já vem dominando a cena na estação... Não sem motivos, após sete anos à frente da marca, Stefano Pilati foi aplaudido de pé ao término de seu último desfile, e ovacionado pela platéia e nomes como Katy Perry e Nicholas Ghesquière, que ocupavam a primeira fila.

05/03- Último desfile assinado por Stefano Pilati para Yves Saint Laurent na semana de moda em Paris de Outono-Inverno 2012-2013.

Katy Perry em vestido de jacquard e jaqueta de couro para assistiri ao desfile de YSL.



        Já que Stefano deixou a marca, com certeza é porque o grupo francês de distribuição e luxo PPR, do qual YSL faz parte, estaria preparando alguém tão talentoso quanto para substituí-lo. E realmente estava! Quem vai assumir a direção criativa a partir de agora, confirmado ontem (quarta-feira 07/3), é o multitalentoso Hedi Slimane. Multitalentoso porque Hedi é uma figura conhecida por transitar entre diferentes profissões e sempre se destavar em cada uma delas.


                                                          Hedi Slimane, novo diretor criativo da marca YSL.



        Inclusive um pouco da história da marca Yves Saint Laurent o tunisiano Slimane também já ajudou a construir há alguns anos atrás, pois já havia sido diretor da linha masculina entre 1196 e 2000, e destacou-se por ser responsável pela popularização de seu look rockeiro e andrógino nas passarelas masculinas, que pouco depois também se propagou para o universo da moda feminina.


 
Exemplo do look rockeiro andrógino de Hedi Slimane, caracterizado por trajes pretos, jaquetas curtas, gravatas finas e calças tipo "slim".

           Continuando sua contribuição para o universo da moda masculina, Slimane passou a trabalhar na linha Dior Homme, onde ficou até 2007, quando decidiu se reinventar e dedicar-se à um ramo distinto: a fotografia. A grande surpresa para muitos foi que mesmo em uma profissão diferente Slimane também foi capaz de se destacar e atingir grande sucesso. Sua característica na fotografia eram as imagens preto e branco, e seus cliques revelam claramente o seu estilo naturalmente ligado à aspectos do mundo do rock. Ele fotografou grandes estrelas relacionadas ao rock, e seus retratos ganharam uma exposição solo dedicada exclusivamente ao Hedi Slimane chamada "California Song" no Museum of Contemporary Art (MOCA), em Los Angeles.

Amy Winehouse por Hedi Slimane.
Amy Winehouse por Hedi Slimane.

Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain, por Hedi Slimane. Fotos que ficaram famosas na internet.

Frances Bean Cobain, por Hedi Slimane.

Courtney Love, por Hedi Slimane.



Courtney Love, por Hedi Slimane.
     Com o talento e a capacidade que Hedi Slimane já provou ter não restam dúvidas de que a grife Yves Saint Laurent estará com certeza em ótimas mãos.

Beijos;*
 < Tuart ♥ Style >

Nenhum comentário:

Postar um comentário